Orientação ao Formando

Colação de Grau (Ato Normativo)

A Colação de Grau é um ato normativo no qual o aluno formando deve comparecer presencialmente no Setor de Registro de Diplomas (localizado no Câmpus I, na rua Nove de Julho, 730), de acordo com calendário previamente estabelecido pela Instituição, para a retirada do seu Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de Curso, mediante assinatura do livro ata.

É importante lembrar que, para assinar o ato normativo da Colação de Grau e retirar o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão de Curso, o aluno formando deve haver concluído o curso, bem como seus estágios, atividades de extensão e atividades complementares, e tendo sido aprovado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Após um período de aproximadamente 60 dias, o aluno poderá retirar, no mesmo local, seu Diploma devidamente registrado.

Para mais informações, o Setor de Registro de Diplomas atende pelos telefones (18) 3502-7044 e 3502-7036 ou pelo e-mail diplomas@fai.com.br.

Colação de Grau Festiva

Diferentemente do ato normativo, as solenidades de Colação de Grau festivas, também popularmente chamadas de Formaturas, são simbólicas e podem ser organizadas e custeadas pelos próprios alunos. A participação do aluno na sessão festiva, porém, não implica o reconhecimento da conclusão do curso.

Alguns elementos especiais compõem as solenidades de Colação de Grau festivas. Vejamos:

Juramentista – É um aluno formando escolhido para conduzir a turma de formandos no Juramento do curso.

Orador – É um aluno formando escolhido para discursar em nome da turma de formandos.

Patrono – É um professor escolhido para ser o padrinho da turma de formandos, geralmente aquele a quem os formandos têm como referência por sua experiência profissional, seu conhecimento técnico e sua didática acadêmica. Geralmente não discursa na cerimônia.

Paraninfo – É um professor escolhido para proferir simbolicamente, em seu discurso, a “última aula” aos formandos. É aquele professor com quem a turma estabeleceu um relacionamento mais próximo e especial.

Veja abaixo modelos de protocolo para as solenidades de Colação de Grau festivas do Centro Universitário de Adamantina, além dos juramentos, cores de faixa e pedras dos anéis de formatura.

Documentos

Modelo de Cerimonial - Colação de Grau
Protocolo das Cerimônias de Colação de Grau - Roteiro

Juramento